Cabines de jateamento de baixo custo

 A construção de cabines de jateamento podem envolver investimentos consideráveis.

Olá pessoal do jateamento, tudo bem? Acredito que sim, vamos tratar sobre o assunto de construção de cabines de jateamento, item indispensável no caso do uso de máquinas de jateamento pressurizadas onde se use vazão de compressor acima de 80 Pcm (Pés cúbicos por minuto):

Dimensões: O estudo deve se levar em consideração as dimensões (ou tipo) das peças que irão ser tratadas e inclua também a movimentação dessas peças (uso de empilhadeira, pórticos ou pontes rolantes, trilhos ou carrinhos de deslocamento), dimensões sugeridas: largura de 5 mts x profundidade de 8 mts x altura de 4 mts.

Paredes: Uso de estruturas metálicas são caras, porém você pode desmonta las no futuro, o uso de alvenaria é barato mas é pra sempre, uso de madeira também convém e não tem contra indicação.

Revestimento: Essa parte é importante pois protege o investimento, o piso pode ser revestido com chapa de aço de 5 mm, ou ainda usar placas de material reciclado (minha recomendação), tanto para o piso como teto e paredes no interno, o custo é baixo tem longa vida e se acha com facilidade no comercio. Esse material também tem o nome de Ecopainel, e é feito de caixinhas de leite e garrafas Pet.

Exaustão: Os sistemas de exaustão de pó podem ser minimamente em um motor de 3 à 5 CV de 3600 rpm e uma casa de pó na parte externa, detalhes rendem mais um artigo nesse assunto. Perceba também que o tipo de abrasivo impacta na exaustão, granalha de aço emite pouco pó.

Iluminação: Item importante na qualidade do processo e no bem estar do jatista, deve ser eficiente e atender o propósito, com a chegada dos Leds e seu custo abaixando a cada dia, é muito interessante o uso de iluminação partindo, também diretamente do capacete do Jatista. O uso de iluminação natural também é bem vindo neste quesito.

Outros itens como silos de abrasivos, elevador de canecas, limpador de abrasivo (granalha de aço), etc. São itens que podem ser acrescentados, no momento que você pontue essa necessidade na sua prestadora de serviços.

Mais informações, faça o download do Ebook sobre jateamento abrasivo, clique aqui.

Qualquer dúvida ou comentário, nos da Aprieto estamos à disposição.

Abraços e boa sorte nos negócios.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *