Blog

Abrasivo de vidro reciclado tem seu uso cada vez mais empregado na nossa área de tratamento de superfícies.

Aumento do Uso

Primeiramente o abrasivo de vidro reciclado tem  seu uso cada vez mais empregado hoje pela a introdução das técnicas de tratamento de superfícies por meio do jateamento abrasivo enfim em especial com a inclusão da água.

Inicialmente a reciclagem do vidro era somente para a reutilização para a fabricação de novas peças ou produtos de vidro.

Embora temos como por exemplo os vidros usados em carros principalmente na industria automobilística.

Outra utilização do vidro reciclado é em fabricação de pisos e revestimentos cerâmicos usados em alta escala na construção civil.

Onde geralmente as empresas que reciclam e processam esse vidro moído se instalam.

Reciclagem o vidro

E essas empresas de reciclagem de vidro vem descobrindo o uso no processo de jateamento abrasivo.

Lembrando os amigos jatistas que o uso do vidro moído em processos de jateamento seco, só recomendado em gabinetes (para exemplo clique aqui).

O uso em obras com o abrasivo de granalha de vidro recomenda se o processo de jateamento úmido, chamado também de slurry blasting ou jateamento ecológico.

Pois o sistema seco com vidro moído é desconfortável e até perigoso, mesmo o vidro ser considerado amorfo, que também pode ser enfim entendido como ser presença de sílica (prejudicial de fato e proibido pela presença na areia).

Todavia o abrasivo de vidro são disponibilizados em diferentes tamanhos de grãos angular e relacionado a rugosidade provocada, primordialmente usado a grandeza de 50 à 10 micrometros, conforme a N13 da Petrobras.

Lembrando que as normas Petrobras são de acesso livre e gratuito, basta fazer um download e selecionar as normas, para nosso caso a N9 e a N13 em especial, então segue o link em clique aqui.

Portanto para download de uma tabela onde relaciona o abrasivo de vidro e a rugosidade provocada e o tamanho da partícula (grão), clique aqui.

Praticidade no Uso

Embora as obras em aberto se conta muito (ou seria muito importante citar) a contenção do abrasivo de vidro reciclado.

Para economia e reutilização do abrasivo em questão na ordem de 3 à 4 ciclos, aliás sempre medindo a rugosidade provocada.

Portanto para informações para compra de abrasivo de vidro moído clique aqui.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments