Blog

Corrosão em reservatórios de água, inclusive e principalmente em água potável, continua ser uma constante nos dias atuais.

Reservatorio Aprietojato

Introdução

Corrosão em reservatórios de água são evidenciados em várias visitas técnicas que faço, me refiro à reservatórios metálicos.

Geralmente a grande maioria dos reservatórios construídos para água potável, onde o tempo esperado de manutenção seja longo.

Obrigatoriamente deveria se esperar que o revestimento usado internamente seja para evitar a corrosão eminente do costado de aço e proteger a integridade da água em questão.

Histórico de Pintura

Primeiramente um reservatório de água potável deveria apresentar minimamente um histórico de manutenções e concepções de construção incluindo de maneira prioritária o revestimento utilizado e o processo que foi utilizado de pintura.

Todavia, sabemos que o ideal seria um relatório de inspeção de pintura no formato Petrobras onde todas as informações técnicas de aplicação, material e inspeções são evidenciadas.

Serviços Qualificados

Evidentemente existem muitos profissionais qualificados no mercado para o serviço de revestimento interno que salientam o combate contra a corrosão em reservatórios de água.

Que colocam a prova a importância do tripé da pintura industrial, que são: tinta de qualidade, preparação adequada da superfície e mão de obra treinada.

Exemplos de Falhas

Abaixo segue alguns exemplos de interiores de reservatórios de água potável em estado de no mínimo não apropriado:

Notoriamente os exemplos acima não tinham o histórico de pintura aplicado, portanto as análises serão feitas com algumas suposições.

01: Evidência de falta de controle de espessura de tinta aplicado, evidenciando que o aplicador não conhecia técnicas de controle de espessura durante o processo de aplicação.

02: A parte superior do reservatório sofre uma ação da corrosão mais intensa devido a ação do vapor d´água, como consequência uma intensa corrosão aparente.

Provocando uma sequência de umedecimento e secagem da região, mas o revestimento já não existe mais, devido a propagação da corrosão.

Evidenciando a queda de partículas de aço enferrujados sobre a água do reservatório.

03: Mais uma evidencia de falta de controle na espessura de tinta aplicada durante o processo, e como consequência a corrosão generalizada.

Aparentemente se nota até uma falta de preparação de superfície por jateamento abrasivo.

04: Falta de reforço de aplicação de tinta nos cordões de solda, chamada de strip coat, geralmente feito com trincha antes da aplicação da tinta no costado.

Para evitar a corrosão nas frestas, considerado de área crítica no sucesso da aplicação.

Concluindo

Aos que procuram esse tipo de solução para seus problemas de corrosão em interior de reservatórios, principalmente em de água potável, ou seja, devem estar atento as três premissas do sucesso da pintura industrial:

1) Qualidade da Tinta / Revestimento: Procure sempre a melhor do mercado, líderes do setor tem geralmente a melhor assistência técnica.

2) Preparação de Superfície: O jateamento abrasivo continua sendo o melhor e o exigido pelo boletim técnico da tinta ou revestimento. Clique aqui, para o padrão visual.

3) Mão de Obra Qualificada: Técnicas de aplicação são essenciais para o sucesso do processo.

Um pintor convencional se difere em muito de um profissional de aplicação de tintas, desde que tenha o devido treinamento. Saiba mais, clique aqui.

Uma visita de um técnico em corrosão com formação em inspeção de pintura industrial ou profissional como formação compatível é certamente sempre o início mais adequado para a solução desse problema.

Qualquer dúvida ficamos à disposição.

Atenciosamente

Anibal Prieto Mejia Jr

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments