Blog

Funcionamento básico do jateamento deve ser composto de itens relevantes.

O sistema de jateamento abrasivo por pressão é o equipamento mais utilizado quando se deseja limpeza de superfície e rugosidade, para posterior aplicação de tintas ou revestimentos.

Muitos clientes associam o uso do jateamento abrasivo somente para retirar tinta velha ou ferrugem, mas o processo se compromete em ir além disso.

Se trata de um tratamento de superfície, geralmente em aço carbono, indispensável para aplicação de tintas ou revestimentos anti corrosivos.

O processo é antigo mais continua efetivo e até o momento insubstituível.

Segue a configuração básica de um sistema de jateamento pressurizado, levando em consideração que é usado na maioria dos serviços:

1. Compressor de ar: é o coração do sistema de jateamento, são usados elétricos em oficinas fixas e os movidos à diesel em obras externas, sua capacidade é medida em PCM (pé cúbico por minuto) que é uma unidade de vazão de ar.
2. Abrasivo: É o combustível do sistema, são granulados de materiais que tem a função de atacar o substrato mecanicamente, portanto devem ter uma dureza considerável, são utilizados por exemplo: óxido de alumínio, granalha de aço, bauxita sinterizada, microesfera de vidro.
3. Máquina de jateamento: É um tanque reservatório onde é colocado o abrasivo sob pressão, uma válvula dosa a quantidade de abrasivo que é transportada pelo ar comprimido.
4. Mangueira de jateamento: É uma mangueira própria para essa atividade, ela tem uma parede grossa para compensar o desgaste gerada pelo abrasivo passando continuamente por ela.
5. Bico de jateamento: É por onde passa o abrasivo antes de jatear, é fabricado de material especial para resistir à abrasão mecânica, e tem relação direta ao consumo de ar do compressor.
6. Filtro respirador: Responsável a filtrar o ar mandado que alimenta o jatista.
7. Purgador: Elemento responsável para retirar ou purgar a água do sistema de ar.
8. Proteção do jatista: Luvas, Roupão de raspa, sapato de proteção e capacete vedado com entrada de ar mandado, são as proteções individuais do jatista.

Caso tenha interesse em um treinamento on line sobre como montar uma prestadora de serviços na área de jateamento, clique aqui para maiores informações.

Espero seus comentários abaixo.

Boa sorte nos Negócios

 

Anibal Prieto Mejia Jr

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ALBINO campari

Bom dia, Sr. Aníbal. Obrigado pelas dicas e informações acima. Tenho um jateamento por sucção e já Iperó já algum tempo. Informações foram úteis para mim.

Rodolfo Pereira Neto

Estou precisando aplicar uma demão de tinta epóxi na espessura de 450 micrometros/demão, qual e bomba Airless no preço encontra que posso usar?.
Obrigado,
Rodolfo Pereira Neto

Posso te ajudar?